Artigos

Vistos para Austrália

vistos-para-australia

Famosa por suas praias e belíssimas paisagens naturais, a Austrália atrai a cada ano mais brasileiros em busca de novas oportunidades, seja de trabalho ou estudo.

Por conta de sua baixa população, unida a uma sociedade que desponta como uma das mais inovadoras, o país carece de mão de obra qualificada em diversos setores.

Descubra quais são os tipos de vistos australianos, desde o de turismo até o de casamento.

Boa leitura!

Visto de Turismo

O visto de turismo australiano é feito totalmente online, basta entrar no site do departamento de imigração, preencher o formulário, pagar a taxa correspondente e aguardar até 10 dias para obter a resposta sobre a permissão ou não da sua estadia no país.

Visto de estudo

O visto australiano de estudante é não só obrigatório para quem vai frequentar salas de aula, seja de cursos de idioma ou de universidades, mas fundamental para quem necessita trabalhar por meio período para complementar sua renda no país.

A permissão possibilita que o estudante permaneça no país durante o período do curso, acrescidos de mais 30 dias de férias, além da possibilidade de trabalhar de maneira legal por 20 horas semanais.

Os documentos básicos pedidos normalmente pelos oficiais de imigração para a emissão de visto de estudo são:

Dependendo do formato do curso, será necessária também a comprovação de proficiência na língua inglesa.

Para cursos universitários a nota é exigida, já para a realização de cursos de idiomas ela não é necessária.

Visto de trabalho

Como já afirmamos, a Austrália é um país que carece de mão de obra qualificada, principalmente em áreas como a de TI e a de engenharia. Alguns programas são indicados para quem deseja se mudar para o maior território da Oceania e conseguir um visto de trabalho, que pode futuramente pode evoluir para uma cidadania.

O programa mais indicado para estrangeiros que buscam moradia fixa por conta de suas qualificações de trabalho é o Skilled Visa.

Esse programa dá direito ao trabalhador de trazer a sua família com sigo para morar no país também.

O primeiro passo para ser elegível ao Skilled Visa é apresentar uma manifestação de interesse ao governo australiano, após o aceite, que costuma ser fácil se você realmente é um profissional qualificado, os seguintes itens deverão ser apresentados:

  • Nota de um exame de proficiência;
  • Diploma universitário;
  • Comprovação de reconhecimento profissional;
  • Dados sobre sua experiência de trabalho, projetos de trabalho e cartas de recomendação;
  • Comprovação de validação de habilidades.

Todos esses itens culminarão em uma nota dada pelo governo australiano, que considera sua qualidade como profissional.

A entrada no país é feita somente após o convite do governo, quanto melhor sua nota mais rápido esse convite será feito.

Além do Skilled Visa, uma excelente oportunidade para brasileiros que já estão no país, principalmente estudando, é conseguir um trabalho de meio período e se destacar nesse posto, fazendo com que o empregador solicite ao governo sua permanência no país. 

vistos-para-australia

Visto de casamento

Para pessoas que mantêm um relacionamento com um parceiro nascido, ou que possui cidadania australiana, o chamado partner visa também é uma excelente opção.

Para consegui-lo, a parte do casal que possui a cidadania australiana deve se apresentar como patrocinadora do processo, se responsabilizando por todos os trâmites, que duram de 21 a 31 meses.

Os critérios avaliados para a sessão do visto são a veracidade do relacionamento, assim como se o casal mantém uma união estável.

Durante os meses que compõem o processo, o parceiro que não possui vínculos com a Austrália ganha um visto de permanência temporária no país, que também permite exercer funções trabalhistas em meio período.

O partner visa permitir que o parceiro possa trabalhar em tempo integral no país, possua acesso ao sistema público de saúde e possa estudar livremente em território australiano.

Visto de imigração para brasileiros

Além dos tipos de vistos australianos citados, outros dois também são interessantes para quem deseja construir uma vida no país:

Visto regional

Ofertado pelo governo para incentivar o crescimento de áreas menores e distribuir a população pelo país, o visto regional é mais uma das categorias elegíveis para estrangeiros que gostariam de morar na Austrália. 

Uma das vantagens de participar do programa, é a maior abrangência de profissões aceitas nesse formato de visto e necessidades de qualificações mais baixas, como o aceite de notas menores em exames de proficiência na língua inglesa.

Visto através de investimentos

Outra possibilidade de visto para morar na Austrália, é o concedido através de investimentos no país.

Os interessados devem possuir patrimônio líquido de pelo menos 2.500.000,00 dólares australianos e investir um mínimo de 1.500.000,00 de dólares australianos em ações de uma empresa local.

Não perca sua chance, consiga uma boa nota no exame de proficiência

Como você percebeu, a nota de um exame de proficiência é um dos requisitos solicitados para a maioria dos vistos para a Austrália.

O exame avalia sua habilidade com a língua, garantindo aos órgãos competentes que você está apto a estabelecer relações com o país que vão além do turismo.

Atestando sua capacidade de conviver e contribuir com a sociedade.

Na Austrália, o exame mais aceito é o IELTS, porém outros, como o TOEFL e o PTE Academic,  também podem garantir que o seu processo de visto não seja travado.

Lembre-se de que não basta realizar a prova, mas atingir uma nota mínima indicada para o seu programa de imigração.

Alguns programas podem exigir níveis mais básicos de fluência, enquanto outros podem solicitar excelentes notas para que o visto seja concedido.

Uma excelente maneira de descobrir qual é o seu nível de inglês, facilitando uma preparação otimizada para uma prova de proficiência, é através de um simulado IELTS gratuito.

A partir de sua resolução você terá maior clareza sobre quais são os seus pontos fracos e fortes com a língua.

E aí, pronto para conseguir o seu visto para a Austrália e começar uma nova etapa na sua vida?

 

Avalie a post

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.